fbpx
Siga nossas redes

Projetos de arquitetura residencial: quando iniciar o projeto da minha casa?

Por: Sbruzzi Arquitetura e Interiores • Postado: 16/06/2021

Entenda as vantagens de investir em projetos de arquitetura residencial com antecedência e comece, agora mesmo, a valorizar o seu terreno.

A compra de um terreno é o primeiro passo para quem deseja conquistar a casa própria. Contudo, não basta adquirir o espaço e deixá-lo esquecido em meio aos seus planos. Se a ideia é ter um lar o quanto antes e, em paralelo, fazer com que o seu investimento renda bons frutos, é necessário começar a pensar nos projetos de arquitetura residencial (clique aqui e confira os nossos últimos trabalhos).

Ao se antecipar e iniciar esse trabalho com a ajuda de um profissional qualificado, você conseguirá aproveitar inúmeras vantagens –  que vão desde a economia com a mão de obra e recursos, até a possibilidade de criar um imóvel com o seu estilo e 100% adaptado às suas necessidades.

Diante disso, vamos dividir com você qual é a importância dos projetos de arquitetura residencial, os seus diferenciais e como dar o primeiro passo rumo à casa dos sonhos. É só acompanhar a leitura e se atualizar.

O que são e para que servem os projetos de arquitetura residencial?

Ao comprar um terreno, é comum que a maioria das pessoas comece a pensar sobre os custos que envolvem a construção da propriedade. Ou então, nos caminhos que devem seguir para executar essa tarefa de um modo mais fácil. Nesse momento, elas acabam ignorando os projetos de arquitetura residencial – que são essenciais para fazer com que esse sonho decole e garanta a satisfação dos proprietários.

“De modo geral, podemos dizer que o projeto arquitetônico e complementares, como também é chamado, serve para especificar em detalhes todas as etapas de uma obra. A medida também é ideal para identificar possíveis problemas ou imprevistos durantes o percurso.”

Assim que abraçarem essa ideia, os clientes conseguirão aproveitar melhor o espaço do terreno. Além disso, o foco do arquiteto envolvido será prezar pela boa distribuição dos espaços, valorizando questões que são fundamentais para o sucesso do trabalho. Esse é o caso da estética, da ventilação, da iluminação e do uso correto dos matériais.

Conheça alguns exemplos de projetos de sucesso:

O que costuma impedir o início de um projeto?

Existem algumas situações que impedem os clientes de iniciar os seus projetos de arquitetura residencial assim que adquirem um terreno. A dica é identificar quais são elas desde o início, antevendo problemas e encontrando soluções. Veja alguns exemplos:

  • Espera para vender outro imóvel: algumas pessoas aguardam a venda de outra propriedade para completar o capital de investimento da nova construção. No entanto, o ideal é iniciar os projetos rapidamente para que, assim que o orçamento estiver liberado, você possa começar sua obra, lembrando que o processo de aprovação de um projeto em prefeituras é vagaroso;
  • Foca apenas no custo da execução: é normal que alguns clientes considerem apenas a construção em si, abrindo mão do início do projeto arquitetônico — que apresenta baixo custo, ao ser comparado com o valor total das obras.
  • Avalia mal o prazo das obras: não é raro encontrar proprietários que desconhecem o tempo necessário para início e finalização de todos os projetos. Quando isso acontece, é provável que a execução das atividades atrasem o início da obra, gerando frustrações.

Por que devo pensar nos projetos arquitetônicos com antecedência?

Independentemente do estilo arquitetônico, ou do tamanho do terreno, pensar nos projetos de arquitetura residencial é um cuidado imprescindível e que garantirá vários pontos positivos para os proprietários, como:

  • Possibilidade de otimizar o cronograma e, com isso, reduzir os custos de execução;
  • Agrega mais qualidade ao resultado da obra;
  • É possível facilitar o pagamento, parcelando o valor de projeto;
  • O projeto de arquitetura residencial envolve outros projetos complementares, como: estrutural, elétrico e legal. Assim, você evita dor de cabeça e tem a segurança de uma entrega completa dentro das expectativas para início da obra;
  • Reduz estresse para os proprietários, pois o prazo não será um problema;
  • Medida ideal para aproveitar o orçamento disponível da melhor forma, o mantendo alinhado aos prazos de entrega e necessidades dos moradores. Sem sustos ou imprevistos.

Como vimos ao longo do post, existem várias razões para investir em projetos de arquitetura residencial de forma antecipada.

Caso ainda não conheça um bom profissional para te acompanhar nessa atividade, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer os diferenciais do escritório Sbruzzi Arquitetura.

Teremos muito prazer em acompanhar você nessa realização!

 

Compartilhe

Leia também


Últimos posts