Comprar ou construir um casa nova: qual a melhor opção?

Comprar ou construir? Para Diego Sbruzzi, arquiteto de Taubaté, é preciso levar em conta as vantagens e desvantagens de cada alternativa, mas principalmente o valor e o tempo disponível para investir

Ter uma casa própria, conquistada com seu esforço, é mais do que uma conquista, é a realização de um sonho. É o sonho de milhões de brasileiros. E para quem está prestes a realizá-lo, uma dúvida surge e é bastante comum: vale mais a pena comprar um imóvel ou construir? Segundo Diego Sbruzzi, arquiteto e proprietário da Sbruzzi Arquitetura + Interiores, de Taubaté, a resposta para essa questão depende de diversos fatores e é muito individual.
“A primeira pergunta que você deve fazer a si mesmo é: ‘Eu preciso de um lugar para morar agora ou tenho tempo para planejar e esperar a obra ficar pronta?’. Se você tiver tempo, a melhor alternativa é construir uma casa totalmente do zero e à sua maneira”, sugere o arquiteto com mais de 17 anos de experiência no mercado de Taubaté e região.

Construir uma casa

Quando se constrói uma casa, é possível pensar em cada mínimo detalhe, a começar pela localização até a finalização da obra e a decoração. E cada um destes processos pode ser pensado junto a um profissional arquiteto. O arquiteto Diego Sbruzzi explica que esse profissional auxilia a escolha da melhor localização do terreno, de acordo com o perfil da sua família e sua ideia de projeto. “É importante analisar se o aclive ou declive será compatível com o futuro projeto”, comenta.
Levantar uma casa exige diversos detalhes que podem passar batidos quando não se tem uma ajuda profissional. Um arquiteto projeta uma casa levando em conta, por exemplo, a voltagem elétrica das tomadas, tubulações, a altura das janelas, largura das portas (você pode pensar em qual é a largura ideal para que seus móveis sejam facilmente transportados ou tornar sua casa acessível para pessoas com deficiência física e a circulação de cadeiras de rodas), entre outros fatores.
Em uma construção também, é sempre levado em conta aquilo que o cliente deseja. “Fazemos uma interpretação das necessidades e sonhos do cliente. A preocupação com o resultado final nos leva ao compromisso com todas as etapas, desde a elaboração do conceito até a entrega da obra”, ressalta o arquiteto Diego Sbruzzi. Ou seja, você pode construir a sua casa como sempre sonhou! E com menos preocupações e riscos, já que tudo será avaliado de forma profissional.
A economia também é outro fator positivo para quem opta por construir uma casa. Se a obra transcorre sem grandes imprevistos, a casa tende a ser até 30% mais barata do que no caso de uma compra. Além disso, trata-se de um investimento rentável, visto que o imóvel será valorizado financeiramente, podendo ser negociado a um bom preço futuramente.

Comprar uma casa

Para quem tem uma necessidade mais urgente, a melhor opção será procurar um imóvel pronto que se encaixe nas necessidades e que já esteja disponível. Você pode analisar cada canto do imóvel e estudar se ele se encaixa nas necessidades da sua família. A vantagem é praticidade e a rapidez que você terá para se mudar para o seu novo lar.
A grande desvantagem, porém, é no fator econômico. Você acaba ficando a mercê de variações do mercado imobiliário. Há ainda a questão do financiamento. Se você tem o dinheiro para pagar o imóvel à vista, é possível encontrar grandes oportunidades e negociar o valor final da casa. No entanto, para casos de financiamento, é preciso analisar os juros que costumam ser altíssimos.

Qual a sua necessidade e qual o valor do seu sonho?

É importante sempre se lembrar daquele clichê: o barato pode sair caro. E isso serve para ambos os casos. Um imóvel pronto pode te conquistar pela sua estrutura, mas pode vir a se tornar uma grande dor de cabeça futura. Alguns problemas podem não ser tão visíveis, como cupins, infiltrações, mofo, insetos, etc. Tudo isso deve ser considerado ao comprar uma casa. Verifique todos estes aspectos com o vendedor antes da compra e faça uma vistoria no local.
No caso da construção de uma casa nova, é necessário contratar uma equipe de arquitetura séria, responsável e profissional, que saiba se comunicar e interpretar corretamente o projeto dos seus sonhos. Analise e conheça bem os seus prestadores de serviços. Isso evita que você tenha surpresas desagradáveis, como ter que refazer um serviço mal feito.

Sbruzzi Arquitetura+Interiores – Escritório de arquitetura há 17 anos na cidade de Taubaté, comandado pelo arquiteto Diego Sbruzzi, formado pela Universidade de Taubaté e pós graduado em Gerenciamento de Obras pela Universidade Federal Fluminense.

É responsável pela elaboração de projetos de arquitetura e de interiores em residências, estabelecimentos comerciais, empreendimentos industriais e condomínios. Possui projetos elaborados em Taubaté e outras cidades do Vale do Paraíba por profissionais com experiência em conceitos inovadores e personalizados.

Contato:
www.sbruzziarquitetura.com.br
sbruzziarquitetura@gmail.com
(12) 3629-5371
Rua Visconde do Rio Branco, 51 – Sala 406 – Centro
Taubaté

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *