fbpx
Siga nossas redes

O papel da arquitetura na construção de um imóvel

Por: Sbruzzi Arquitetura e Interiores • Postado: 16/06/2021

Muito além da estética, a arquitetura é a solução para criar espaços funcionais, criativos e preparados para oferecer mais bem-estar aos moradores. Entenda a sua importância!

Todo mundo sonha em ter uma casa bonita e estilosa. Se for bem localizada, melhor ainda. No entanto, não basta se apegar à estética da obra e deixar outros elementos importantes de lado. Se a ideia é ter qualidade de vida, bem-estar e praticidade, será necessário contar com o projeto de arquitetura para alcançar os melhores resultados.

Assim como qualquer realização, a construção de uma residência precisa ser bem pensada e feita da melhor forma. É aí que os serviços de um arquiteto entram em ação — com foco em entender os anseios dos moradores e, a partir disso, torná-los reais de acordo com o tamanho do espaço e orçamento disponível.

Com isso, e pensando em inúmeras variáveis durante a criação do projeto de arquitetura residencial, os proprietários conseguem ter mais conforto térmico, acústico e até lumínico, sem contar a ergonomia e funcionalidade. E para te ajudar, te explicamos neste post exatamente tudo sobre isso. Acompanhe e descubra como acertar um cheio no seu sonho!

Como a arquitetura se relaciona com as pessoas

Já é sabido que o ser humano possui um forte desejo de fazer parte de um grupo. Tal necessidade é intrínseca a casa um de nós e, quando praticada, ajuda no desempenho e evolução da sociedade.

Diante disso, os arquitetos possuem um papel importante: que é o de projetar lugares preparados para estimular o senso de coletividade. Nas ruas, podemos observar esse detalhe de inúmeras formas — na criação de espaços públicos, nas ruas devidamente sinalizadas para facilitar o tráfego e por aí em diante.

Esse profissional é o responsável por desenvolver estrategicamente ambientes que proporcionem experiências positivas. Efeito que pode ser conquistado por meio de estruturas surpreendentes, prontas para envolver a mente e abrir novos horizontes.

No campo da arquitetura residencial o pensamento é o mesmo. O objetivo é focar nas suas funções, proporcionando aos moradores cômodos que causem identificação, melhorem o humor e até influenciem no comportamento.

O que é analisado em um projeto de arquitetura residencial

Nas etapas iniciais, o projeto de arquitetura residencial deve analisar diversos fatores que serão os responsáveis por influenciar no conforto e qualidade de vida dos moradores.

Assim, os especialistas mais engajamos aliam os seus conhecimentos técnicos aos acadêmicos. Para exemplificar, destacamos aqueles que seguem a chamada Pirâmide de Maslow – estudo que considera hierarquicamente as principais necessidades dos seres humanos;

  • Fisiológicas: atividades que ajudam a saciar a fome e a sede;
  • Segurança: proteção à integridade emocional e física;
  • Associação: necessidade de pertencer a um grupo e ser reconhecido;
  • Estima: desejo por reconhecimento — tanto por status ou outro meio de valorização;
  • Realização: sensação de plenitude e possibilidade de utilizar as suas potencialidades para se desenvolver.

4 razões para contratar um arquiteto

  1. O profissional irá transformar os seus desejos em verdadeiras soluções;
  2. Somente esse especialista possui a formação necessária para colocar a sua criatividade, técnica e funcionalidade em prática;
  3. Será possível suprir as suas necessidades com base no orçamento disponível, sem surpresas ou despesas extras;
  4. A longo prazo, o investimento será responsável por agregar valor à sua residência.

 

Por fim, um bom projeto de arquitetura também consegue estimular o emocional de cada indivíduo. Com as técnicas certas, é possível fazer com que os espaços inspirem diferentes sensações, como a criatividade, o conforto, o acolhimento e até a concentração.

Esperamos que este post tenha sido útil. E se você gostou e quer continuar se aprofundando no assunto, siga já as nossas páginas no Facebook e Instagram. Até lá!

Compartilhe

Leia também


Últimos posts